Jogos.: Sony registra patente que permite bloquear jogos usados
Para quem temia a possibilidade de não poder trocar ou revender seus jogos originais usados, esta notícia vem como um balde de água fria. A Sony registrou uma patente que visa bloquear a utilização de jogos usados em outros aparelhos. O sistema registra informações sobre quando, como e onde determinado software foi utilizado e permite o bloqueio da execução em outro dispositivo.
Essa patente ressalta o rumor de que o sucessor do PlayStation 3 deverá possuir um sistema que bloqueia o uso de jogos de segunda mão. Entretanto, a Sony ainda não confirmou oficialmente se chegará mesmo a implementar a tal patente no aparelho. Lembramos que a patente apenas garante os direitos sobre a tecnologia, mas muitas patentes nem mesmo chegam a ser utilizadas por seus detentores.
Como a patente se refere a "conteúdo eletrônico", pode ser que o bloqueio seja utilizado não somente para jogos, mas também para outros tipos de conteúdos.
Uma medida como essa visaria garantir o retorno dos lucros aos desenvolvedores, mas pode também acabar sendo um tiro no pé, uma vez que geraria desconforto e descontentamento nos consumidores, os quais poderiam até mesmo migrar de plataforma caso algum dos rivais ofereça conteúdo e desempenho semelhantes, mas sem o bloqueio de usados.
[Fonte: UOL Jogos]
Essa patente ressalta o rumor de que o sucessor do PlayStation 3 deverá possuir um sistema que bloqueia o uso de jogos de segunda mão. Entretanto, a Sony ainda não confirmou oficialmente se chegará mesmo a implementar a tal patente no aparelho. Lembramos que a patente apenas garante os direitos sobre a tecnologia, mas muitas patentes nem mesmo chegam a ser utilizadas por seus detentores.
Como a patente se refere a "conteúdo eletrônico", pode ser que o bloqueio seja utilizado não somente para jogos, mas também para outros tipos de conteúdos.
Uma medida como essa visaria garantir o retorno dos lucros aos desenvolvedores, mas pode também acabar sendo um tiro no pé, uma vez que geraria desconforto e descontentamento nos consumidores, os quais poderiam até mesmo migrar de plataforma caso algum dos rivais ofereça conteúdo e desempenho semelhantes, mas sem o bloqueio de usados.
[Fonte: UOL Jogos]
Eu faria exatamente o q tá dito no último parágrafo.
ReplyDeleteAcaba sendo o mais natural e sensato.
ReplyDeleteSe essa patente for mesmo utilizada, será uma das medidas mais bizarras - em termos de DRM - adotadas pela indústria do entretenimento até o momento.
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