Review.: Da água para o vinho: veja o que achamos de "Diablo 3: Reaper of Souls" e a nova atualização do jogo!
A primeira expansão de Diablo 3 já está entre nós: Diablo 3: Reaper of Souls foi lançada oficialmente no dia 25 de março, pouco mais de um mês, e já é um tremendo sucesso entre os jogadores de D3. É bem verdade que a franquia perdeu muitos seguidores devido a vários fatores, mas D3: RoS trouxe não só elementos novos como, também, uma atualização que mudou o jogo da água para o vinho! Sim, a nova atualização mudou o jogo drasticamente, só que para melhor... Muito melhor!
Como todo mega fã dos jogos da Blizzard Entertainment, principalmente da franquia Diablo, eu estava doido para colocar as mãos em uma cópia de Diablo 3: Reaper of Souls a fim de que nós do RN pudéssemos passar para vocês as nossas impressões sobre o jogo! Novamente, agradecemos publicamente à Blizzard e ao seu Gerente de Imprensa e Licenciamento no Brasil, Andre de Abreu, por terem nos disponibilizado uma cópia do jogo para a elaboração deste review!
Observações importantes
Revisamos muito este review para que ele não contivesse spoilers que pudessem estragar as principais surpresas do jogo, mas não garantimos que o review seja 100 % livre de spoilers (spoilers free). Algumas screenshots (clique nelas para ampliá-las) revelam características dos novos cenários e monstros elites, portanto considerem-se avisados e vamos nessa! ;-)
História
Antes de começar o review, vou fazer uma pequena introdução da história do jogo. Os acontecimentos de Diablo 3: Reaper of Souls se passam após a batalha que selou a vitória dos céus sobre os grandes demônios do inferno, aprisionados na Black Soulstone, e sobre o próprio Prime Evil (Diablo). Depois que o Diablo foi derrotado e o equilíbrio entre o céu e o inferno foi restaurado, Tyrael descobre que a Black Soulstone não pode simplesmente ser destruída, pois ela foi criada pelos homens - diferentemente das outras Soulstones - e os efeitos de sua destruição são desconhecidos. Diante desse dilema, Tyrael decide que o melhor a se fazer é esconder a Black Soulstone de tudo e de todos, mas um outro Arcanjo ficou sabendo de seus planos e decidiu acompanhar os seus passos bem de perto, aguardando a hora certa de agir. Esse outro Arcanjo nada mais é do que a própria morte, o ceifador de almas (Reaper of Souls), conhecido como Malthael.
Assim que Tyrael chega ao lugar que acha ser o esconderijo perfeito para a guarda da Black Soulstone, ele percebe a presença de Malthael só que tarde demais: a morte ceifa a alma de quase todos os guardiães que acompanhavam Tyrael e rouba a Black Soulstone. Antes do ataque, Tyrael pede a um dos guardiães que corra e vá procurar o Nephalen (você, jogador) para, novamente, tentar recuperar a pedra das almas roubada; é aí que o jogo começa!
Um novo Diablo 3: atualização 2.0.1 (versão atual, 2.0.4)
Começarei o review pelas principais mudanças feitas no Diablo 3 desde que o jogo foi lançado: a sua nova atualização. Quando eu disse que o jogo mudou drasticamente, eu não estava brincando ou falando no sentido figurado. O novo Diablo 3 não se arrume apenas à sua expansão e vocês vão entender o que estou falando.
Loot 2.0
A Auction House (casa de leilões) era uma das principais funcionalidades do Diablo 3 e acabou se transformando em uma de suas maiores ruínas! O que parecia ser uma promissora fonte de venda e troca de itens, acabou se tornando na maior decepção dos jogadores. Afinal de contas, para que evoluir um personagem e correr atrás de um set de equipamentos se você pode, simplesmente, comprar os melhores itens online? Pior, por que não pegar o caminho mais fácil e, então, ganhar dinheiro com isso? Agora, isso tudo é coisa do passado e, depois de exorcizar seu pior demônio, Diablo 3 finalmente pode seguir em frente!
Um dos benefícios do final da Auction House é, sem sombra de dúvidas, a nova dinâmica de "loot" e sua taxa de itens lendários e sets (verdes) "dropados". Chega de ficar dias fazendo incontáveis "runs" em busca de itens lendários e, muitas vezes, sem achar nada; com o novo sistema de drops, os itens lendários têm uma chance muito maior de serem encontrados em qualquer partida, seja pública ou privada. O loot continua sendo individual, lógico, e para evitar o famigerado comércio de itens instituído pela Auction House, todos os itens lendários e sets são marcados com o atributo Account Bound assim que eles caem no chão, o que significa que o item ficará atrelado à conta do dono do loot, ou seja, de quem pegou o item inicialmente! Para o jogo não ficar tão engessado nesse sentido, a Blizzard adicionou um "tempo de partilha" em tais itens (lendários e sets), o que faz com que eles possam ser trocados/compartilhados entre os membros do grupo (party) por algumas horas; passado esse tempo, o item será atrelado à conta do jogador permanentemente! Infelizmente, acredito que esse seja um dos efeitos colaterais do fim da Auction House. Talvez, seja apenas uma resposta (defensiva) da Blizzard a um trauma causado pelo comércio de itens, mas que acabou criando um outro problema: a impossibilidade de compartilhamento dos itens. Tudo bem que isso é uma coisa bem simples de se resolver, basta trazer de volta o sistema de trocas (trades) do Diablo 2 (aquele onde um jogador convida outro para trocar itens e uma janela de troca se abre com botões de cancelamento ou concretização da troca).
Atributo "Account Bound" e tempo de troca em detalhes |
Tempo de troca em detalhes |
Os itens raros sofreram melhorias absurdas e por diversas vezes o jogador fica em dúvida se deve usar um lendário ao invés de um item raro que acabou de encontrar. É isso mesmo que você leu: nessa nova atualização, muitos itens raros são melhores que os itens lendários do mesmo nível! Eu, mesmo, encontrei um Hand Crossbow raro que era bem melhor que meu arco lendário, um famoso WINDFORCE; encontrei, também, uma Quiver rara que é melhor que a lendária a qual eu estava usando, uma DEAD MAN'S LEGACY!
Outras novidades trazidas pelo Loot 2.0:
- Todos os itens raros já caem identificados e o jogador só precisa identificar itens lendários e sets;
- Os jogadores não precisam mais clicar nas poções de vida para pegá-las no chão, basta passar por cima delas da mesma forma que é feita com o ouro (coleta automática - automatic pickup);
- Itens lendários e sets podem cair de qualquer lugar, portanto não deixe de revirar os corpos, abrir os baús etc;
- Agora, itens lendários dropados são marcados no minimapa com uma grande estrela laranja a fim de evitar que o jogador perca algum item precioso (esta novidade apareceu no patch anterior, mas ficou mais evidenciada agora).
Marcação de item legendário no Minimapa |
Marcação de item legendário no Minimapa |
Marcação de item lendário no Minimapa |
Confesso para vocês que nunca levei muita fé no crafting do Diablo 3. Diferentemente do que acontece em jogos do estilo MMORPG (como WoW, Guild Wars 2, AION, TERA Online etc), onde a habilidade de crafting é um dos seus pontos altos, os itens produzidos em Diablo 3 eram fracos demais para o tanto de dinheiro e recursos gastos, e isso é um fato. Felizmente, isso mudou com essa nova atualização e, agora, o crafting no Diablo 3 passou a valer a pena. É claro que tudo depende da sorte do jogador e, assim como podem sair itens descartáveis, podem sair itens muito bons, mas a verdade é que a chance de conseguir um item bom é muito maior do que era na versão anterior do jogo, apesar de o crafting ainda ser meio fraco para personagens de nível baixo. Além disso, receitas de itens lendários são mais facilmente encontradas, o que dá uma popularidade maior ao nosso querido ferreiro!
Uma das novas gemas em detalhe |
Nível máximo do personagem e níveis Paragon
Outras grandes novidades da atualização 2.0.1 dizem respeito aos níveis máximo e Paragon de um personagem. Agora, é possível evoluir um personagem até o nível 70 e INFINITOS níveis Paragon! É isso mesmo que você leu: enquanto você tiver paciência para "upar" o nível Paragon de seu personagem, poderá fazê-lo porque não há um limite para esse tipo de nível! Além disso, o nível Paragon do seu principal herói é compartilhado com todos os outros que você venha a criar ou já tenha criado, ou seja, se o seu personagem mais evoluído é um Demon Hunter com nível Paragon 30, esse nível 30 será agregado a todos os outros heróis da conta! Portanto, caso um novo herói seja criado, ele vai ser nível 1 e nível Paragon 30, o que, na minha humilde opinião, é algo fantástico!
Tela de distribuição de pontos Paragon |
A expansão: Reaper of Souls (RoS)
Tela que mostra as novidades trazidas ao Diablo 3 pela expansão |
Como muitos de vocês já devem saber, a primeira expansão de Diablo 3 trouxe ao jogo uma nova classe de personagem, ou melhor, o "quase retorno" de uma classe já conhecida, um novo ato (ato V) e um novo modo de jogo. A nova classe em questão é a Cruzado (Crusader) e eu afirmei ser o "quase retorno de uma classe já conhecida" porque ela se parece com a nossa querida classe Paladino! Já o novo modo de jogo se chama Aventura (Adventure) e, nele, o jogador se torna um caçador de recompensas, devendo completar certas tarefas designadas por Tyrael para, enfim, receber seu prêmio. Depois eu falo sobre o Cruzado, primeiro vou falar sobre o Ato V e seus novos cenários e monstros.
Ato V
Nova interface de usuário do jogo mostrando o ato V (canto superior direito) |
Cenário do início do Ato V |
Cenário do início do Ato V |
Um dos novos cenários do ato V |
Um dos novos cenários do ato V |
Um dos novos cenários do ato V |
Um dos novos cenários do ato V |
Último cenário do ato V, antes do encontro com Malthael |
Tela de seleção de modos de jogo |
Estilo do mapa do modo Aventura |
Item "Rift Keystone Fragment" em detalhe |
Um dos cenários da "Fenda" |
O encantamento de itens é uma das novidades introduzidas pela expansão. Com ele, é possível alterar os atributos de um item a partir de uma lista de opções disponíveis para aquele determinado atributo. Como sempre, o sistema é randômico e ao mesmo tempo que seu item pode ficar do jeito que você queria ele também pode ficar um lixo! Portanto, tenha em mente que o recomendável é sempre alterar um atributo que você não faça muita questão de ter no item ao invés de tentar melhorar um atributo que já satisfaça as necessidades de seu personagem, pois, assim, você não corre o risco de perder um atributo precioso (dá até para adicionar soquetes). Tudo bem que você pode sempre escolher o atributo anterior ao invés do novo, mas muitas vezes o gasto com ouro e material não compensam o esforço (dizemos isso por experiência própria).
Tela de escolha do atributo do item a ser alterado |
Tela mostrando uma nova skin disponível para alteração da aparência de um item |
Tela de escolha da nova skin do item |
Tele de seleção de personagens - Crusader |
Crusaders no Ato IV |
De um modo geral, achamos MUITO bacana jogar com o Crusader.
Considerações finais (por Yuri)
Mensagem de conclusão do Ato V |
Por falar em itens, é bom desapegar de qualquer item LEGACY (itens conseguidos na versão anterior do Diablo 3), pois a nova dinâmica de valores das propriedades fez com que esses itens ficassem extremamente fracos e os transformassem em itens praticamente inúteis. A intenção dos novos itens é trazer de volta ao Diablo 3 o principal objetivo de inúmeras atualizações feitas anteriormente: a diversidade de builds. Aparentemente, a Blizzard conseguiu!
Veredicto (4,5/5)
Não tem como o "novo" Diablo 3 e sua expansão não receberem uma nota alta! O jogo mudou completamente e só melhorou, algo difícil de se ver no mundo dos jogos digitais. A qualidade dos cinematics e das ilustrações também merecem uma atenção especial por parte do jogador. O modo aventura é extremamente divertido e pode-se ficar horas e horas jogando-o sem cansar! O jogo só não ganhou nota máxima pelo fato dos itens legendários serem atrelados à conta do dono do loot, acabando com o compartilhando de itens entre amigos ou membros de guilda, e pela deficiência na inteligência artificial do jogo com relação à mudança do comportamento dos monstros nos diferentes modos de dificuldade (algo que, praticamente, não existe).
Sem sombra de dúvidas, a franquia Diablo voltará ao topo da lista de RPGs do estilo Hack and Slash. Na nossa opinião, a Blizzard tem ouvido as críticas dos jogadores e dos fãs de Diablo, e Diablo 3: Reaper of Souls é uma prova disso.
Lembrando que diversas screenshots e informações foram suprimidas deste review de forma proposital, pois a nossa intenção é não estragar as surpresas do jogo.
E então, o que achou do nosso review? Ficou com vontade de comprar o jogo?
Deixe seu comentário! ;-)
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