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Off-topic.: Relato sobre atendimento da Asus Brasil

Placa-mãe Asus P8Z77-M (Imagem: site oficial da Asus Brasil)
Recentemente, adquiri uma placa-mãe Asus P8Z77-M para montar um desktop doméstico. Em pouco mais de um mês de uso, a placa apresentou defeito no som, o qual simplesmente parou de funcionar. Então, procedi a diversos testes para eliminar a possibilidade de ser erro de configuração. Por fim, não vislumbrando mais nenhuma alternativa, entrei em contato com o suporte da Asus Brasil. Seguem trechos da conversa.

Meu e-mail original, de ontem, 03/01/2013, às 17h23:

Boa tarde,

Adquiri uma placa-mãe Asus P8Z77-M há pouco mais de um mês e agora ela apresentou problema no som. Apesar do Windows indicar que há som sendo processado, não há emissão de som algum nos alto-falantes.

Minha configuração básica é:

Intel Core i5 3450
Asus P8Z77-M
8GB RAM
HD 1TB
Windows 7 Home Premium 64-bit

Já realizei os seguintes procedimentos:

- Verifiquei se a caixa de som estava funcionando;
- Despluguei e pluguei novamente;
- Verifiquei as configurações de drivers;
- Desinstalei e instalei novamente os drivers;
- Instalei drivers diferentes, inclusive os mais recentes do próprio site da Asus;
- Verifiquei se o dispositivo não estava desabilitado no BIOS;
- Iniciei outro sistema operacional (Ubuntu 12.04.1) para testar o som.

Em pesquisas no Google, verifiquei que diversos usuários ao redor do mundo têm tido problemas com placas-mãe Asus, em especial com chip de som da Realtek.

Ressalto que sou profissional de TI e, portanto, não creio que seja ignorância do usuário.

Aguardo posicionamento da Asus sobre o assunto: se há algo referente a configuração que posso fazer, ou se devo contatar o vendedor para realizar a troca do produto por um novo.

Resposta da Asus Brasil, de hoje, 04/01/2013, às 10h32 (somente os trechos em itálico fazem parte da resposta da Asus; o restante são observações minhas):

Em primeiro lugar, a resposta direta que eu já imaginava receber:

Visto que já realizou os testes geralmente recomendados, deverá então prosseguir com o RMA do produto.

Em seguida, orientações para utilização da garantia (grifos meus):

- Nota/Cupom Fiscal de compra dentro de 1 ano somente da data de compra;

- Na falta do comprovante de compra, é adotada a data de fabricação do produto identificado pelo Número de Série;

- Número de Série (SN/Serial Number) de produto identificado como distribuído/importado através de nossos Distribuidores Oficiais no Brasil somente, são os presentes no link http://asusbr.com.br/distribuidores/

- Produtos distribuídos oficialmente para outros países e trazidos/importados de outra forma, não são cobertos sua garantia no Brasil, somente no país de origem ou através da revenda;

- Defeito coberto pela garantia do produto a ser diagnosticado em Assistência Técnica Credenciada somente, diagnóstico com Relatório de Análise Técnica comprovando mau uso ou defeito não característico de fabricação, não é coberto a garantia. Segue para conhecimento de danos não cobertos: http://support.asus.com/repair.aspx?no=568&SLanguage=en

- O processo de garantia é realizado através da própria revenda, que por seguinte é verificado se coberto pela garantia e livre de danos não cobertos, posteriormente enviado para análise e reparo em garantia se possível.

Ou seja, realmente é defeito do produto. Já realizei contato com o vendedor, o qual se dispôs a efetuar a troca por um produto novo, tanto igual quanto de outra marca.

Fiquei com impressão positiva sobre a marca Asus e seus representantes no Brasil, dadas a agilidade na resposta e as orientações detalhadas, mesmo que não tenha sido possível resolver meu problema de forma mais imediata.

Em compensação, pesquisando rapidamente no Google, constatamos a enorme quantidade de problemas relatados por proprietários de placas com chip de som da Realtek. Assim, pela minha experiência pessoal, não recomendo placas-mãe com chip de som Realtek.

2 comments:

  1. Também tenho uma excelente imagem da Asus.

    Minha mãe tem um notebook da Asus, que teve um problema - se não me engano - no vídeo. Enviamos o aparelho para a assistência mais próxima. No entanto, essa assistência (então indicada pela Asus) foi descredenciada, mas nisso o produto já havia sido recebido lá.

    Ao entrarmos em contato novamente com a Asus, eles providenciaram que o notebook nos fosse devolvido, para ser novamente enviado, dessa vez para São Paulo - tudo custeado pela empresa.

    Demorou, mas tudo foi resolvido, tendo sempre sido dado o máximo de atenção por eles. Não me lembro de se o aparelho ainda estava na garantia, mas a Asus arcou com todas as despesas, tanto de envio quanto do conserto.

    Vale dizer que, diferentemente de outras marcas, os notebooks da Asus não vêm "capados": o notebook da minha mãe veio em uma bolsa própria, altamente resistente e o ultrabook que adquiri recentemente veio acompanhado por um case de material semelhante a couro, bonito e que dá uma boa protegida.

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  2. É importante saber que podemos contar com a empresa fabricante de nossos equipamentos. Obrigado por seu relato!

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