Criador do Linux disse NÃO a Steve Jobs!
Placa do carro de Linus Torvalds |
Linus Torvalds concedeu uma entrevista à revista Wired na qual ele relata como se deu a oferta de emprego feita por Steve Jobs e porque ele a recusou. De acordo com o pai do Linux, Steve Jobs o chamou para conversar e conhecer o campus da Apple em 2000, quando ele ainda trabalhava na empresa Transmeta. Como o Mac OS X é baseado em UNIX, que é bastante parecido com o Linux, Steve Jobs convidou Linus Torvalds para fazer parte do time de desenvolvimento do S.O da Apple, mas a principal condição imposta pela fundador da Apple era a de que Linus deveria largar todo o seu trabalho com o Linux e se dedicar exclusivamente ao Mac OS X. Segundo Linus, a resposta só poderia ter sido uma: NÃO!
Unix for the biggest user base: that was the pitch (...).
He wanted me to work at Apple doing non-Linux things. I said no.Unix para a maior base de usuários: essa era a jogada (...).Ele queria que eu trabalhasse na Apple fazendo coisas não-Linux (não relacionadas ao Linux). Eu disse não.
Além disso, Linus não gostou nada nada do que viu no kernel MACH do Mac OS X; melhor dizendo, ele ODIOU! Graças a esses dois fatores, hoje temos - na minha humilde opinião - o melhor e mais seguro sistema operacional presente no mercado disponível GRATUITAMENTE! Isso sem contar nos sistemas operacionais móveis que são baseados em Linux como o Android e o Web OS, por exemplo.
Apesar de tudo, Linus Torvalds firmou no passado que admira certos aspectos da Apple e o que a ela tem conquistado. Elogiou também a capacidade de Steve Jobs em conduzir a empresa nos momentos de crise e suas ideias radicais (e inovadoras) de trabalho. No entanto, desaprova várias medidas que a Apple tem adotado em outras áreas, como por exemplo o controle da mídia, e afirma que o que a empresa está fazendo é "pior do que algo que Microsoft já tenha feito algum dia".
Obrigado por dizer não à Apple, Linus Torvalds!
E viva o Linux! =D
[Fonte: Wired, SlashGear]
No comments